quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Fora do radar

Bandit's no extinto Talibã Rock Bar

Cold War
Várias bandas acabaram na cidade ou sumiram do radar de shows, por assim dizer.  Nem todas eram de rock, mas uma grande parte seguia essa vertente. Temos a Arcanjos, HACE, Gharage, Izolados, Fixxer, Banda Av. Brazil, Média 14, Caos Cerebral, Novis, Casa da Dinda, Red Navarro, Coriza, Schwarzmeier, Hábito Sujo, Café Paladin, Offside, Timbre Stone, Mindash, Beer Class, Cinturão de Orion, 6 Segundos, High Fission, HB26, Trolhas, Sociedade do Betume, Marmita Nuclear, Raizera, Jesus Americano, Dfazage, Codinome, Perfeita Simetria, Nightmare, Classic Boss, entre outras. Algumas podem ainda estar na ativa, porém é difícil ouvir falar delas, ou não fazem sucesso em sua própria terra natal. O que sinceramente é uma pena.
Luuh
Nós vemos que muitas vezes isso ocorre por não terem o devido incentivo dentro da região. Tanto pelo pouco apoio do público ou governo. Pagamentos baixos por apresentações, públicos que preferem ir a shows para fora da cidade, além de nem sempre terem o devido respeito ao trabalho que artistas talentosos fazem. Esse último fator muitas vezes esta associado a algumas pessoas olharem músicos com certo preconceito.
Atualmente existem poucos pontos para ouvir músicas fora do mainstream,ou seja gosto de uma grande parte da população e, de certa forma, dominante. Mas do que seria o verde sem o azul e o amarelo? Prova disso que o último lugar ao qual tocava em especial, rock pesado, era o Talibã Rockbar. Porém fechou. É lógico que existem outros lugares de show. O problema é que não existem tantos pontos para outros tipos de platéia que não querem só ouvir sertanejo universitário, funk ou música eletrônica. Mas sejamos justos, pois nem sempre isso tem relação com o sumiço desses grupos.
Paulinho e Eli em sua antiga formação de banda
Izolados
Uma banda funciona como uma empresa na qual um “padrinho” (ou seja, nesse caso um empresário) investe nela visando lucro. É óbvio que um músico precisa ter talento para fazer certo sucesso. Só que sem possuir o incentivo financeiro adequado isso será um caminho tortuoso.
Hace
Além disso, todos do conjunto devem possuir disponibilidade e, principalmente, comprometimento. Podem parecer muitas exigências, mas sem metas, nenhum projeto mantém-se de pé. O que nós faz chegar a outro importante ponto: qual é a intenção dos envolvidos? Muitos pensam em gravar um CD ou se manter como cover oficial de um grupo já consagrado. Dificilmente não seguem esse processo. Se notarmos por todo o país, poucas bandas conseguem um sucesso palpável de outro modo. Especialmente quando possuem estilo próprio que não esteja no foco da grande mídia.
Beer Class
Existem ainda aqueles que incentivam os sonhos de novos músicos como o Instituto de Artes Wonpai Art Centrê. Deveriam existir mais lugares assim, ou pelo menos, bares e espaços para sons undergrounds ou de tipos menos conhecidos. Podendo valorizar trabalhos bons. Contudo, alguns grupos ainda mantêm a chama de sonoridade excelente aqui. Como Skizoyds, Macaco Civil, Febre do Rato, Alambiques Blues, H.A.A.R.P., Coletage e Instinto. O problema é que notamos que muitas vezes esses grupos são mais valorizados fora de sua cidade.

Agradeço em especial a Gustavo Ribeiro e João Paulo Munhoz Arantes, músicos e que já estiveram em diversas bandas. Suas experiências e conhecimento sobre o assunto auxiliaram na pesquisa sobre esse assunto. E aqui fica a minha singela homenagem como um fã de um som de qualidade.
Coriza

Nenhum comentário:

Postar um comentário