quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A velha história do "Paga/Não paga"!


Santa Isabel tem um dos maiores problemas da sociedade brasileira. Mas aqui... Nós abusamos disso. Eu chamo da síndrome do "paga/não paga".

Santa Isabel, não somente na arte, mas em diversas áreas da cidade, tem uma ideia errada que certos serviços não são pagos! Vejo isso pelo meu atual serviço. Ajudo uma pessoa com determinados arquivos. Prefiro não falar seu nome ou profissão por ser algo bem particular. Mas esta claro que as consultas a ele são PAGAS. Esta escrito na frente da porta de entrada! Ainda assim - e não falo só dos humildes, mas pessoas de posse aqui da cidade - o pessoal nem comenta sobre dinheiro. Engraçado não é? 
Ok. O que isso tem a ver com artes e cultura? Tudo! Muita gente pensa que artista se alimenta com vento. Pois recebe pouco. Conheço história de músicos sendo pagos com pastel! PASTEL! Que pessoa pagaria empregados em um serviço com pasteis de carne? Já que é isso o que eles estavam fazendo isso: um serviço!

A verdade é que os caras não queriam pagar nada como foi comigo na Revista Inovar. O fato é o seguinte: tempos atrás fui chamado para escrever um texto sobre cultura. Ok... Só que eu não recebi nada por isso. Tudo bem, afinal fui eu que dei a ideia! Quero melhorar a cidade e acredito que mostrar sobre as artes na cidade seria uma boa. Mesmo que de graça. E nem é o primeiro "trabalho" que faço de graça, mas esse é o que menos fui valorizado por meus "empregadores". Já que estava com textos prontos desde de setembro do ano passado, e ainda assim não foram publicados. O texto esta aqui como Música Urbana 2. Vou colocar o link logo abaixo.
Eu não sei se outras pessoas receberam dinheiro com esse acordos de fazer reportagens, mas se receberam... Isso mostra como certos grupos dentro da cidade não querem pagar. Querem só ganhar.
E espero que isso mude. Para o nosso bem... E da cultura!
Pois antes de tudo, tenho um compromisso com os músicos que entrevistei e o esforço que tive escrevendo e moldando a matéria para ser mais atrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário