domingo, 6 de março de 2016

Grafite e Pichação: qual é a diferença?

Bem vamos ver algumas diferenças entre esses dois estilos de expressão. Se bem que cada uma tem sua própria peculiaridade.
Exemplo de grafite em viela de Santa Isabel, próxima a rua Duque de Caxias
O grafite é uma manifestação artística em espaços públicos. Ele tem como uma de suas metas mostrar a opressão que um setor que a sociedade vive, em especial, aqueles com menores condições. Ele está ligado a vários movimentos que retratam a vida da população mais carente, como o hip-hop/rap. Começando em Nova Iorque e ele foi introduzido no Brasil no final da década de 70, especialmente em São Paulo, como uma expressão. E ganhando todo o Brasil e conseguindo um estilo próprio. Existem muitos grupos e ONGs que apoiam os artistas com spray. O grafite na verdade, só é limitado pela mão do artista. Um dos conceitos mais bonito sobre ela é o uso do 3D. Normalmente, ele possui uma variação de cores, o que não podemos ver na pichação.
Quando nos referimos a um tipo parecido de arte com o grafite, que normalmente é considerada poluição visual e vandalismo, chamamos de pichação. Só que muitas vezes, diferente do grafite ele pode ser uma mensagem de raiva, uma palavra de revolta contra a sociedade. E convenhamos que muitas vezes que todo tipo de ato proibido atrai um público para fazer aquilo. Além disso, obviamente, esse estilo não tem autorização dos donos das casas/terrenos usadas como telas. É comum ver as marcas dos pichadores em áreas altas de São Paulo, por exemplo, nas quais eles alcançam e nem se imagina como foi conseguido isso. São frases, protestos ou insultos, mas que também servem como demarcação de frases entre gangues rivais. Ela, por tudo isso, não é considerada como uma arte urbana, já que fica muita à margem da lei em diversos casos. No Brasil, pichação é considerado crime.
Exemplo de pichação em Santa Isabel, tirado do site do jornal, O Ouvidor
Apesar que muitas pessoas sabem diferenciar um do outro. Causando certos problemas entre os fãs do gênero e os membros das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário