quinta-feira, 3 de março de 2016

OcupARTE: o maior evento relativo a arte e cultura em Santa Isabel


Vou comentar sobre algo único que ocorreu em Santa Isabel dois anos seguidos (2013 e 2014) ao qual tive a honra de participar. E com grande chance de ocorrer esse ano mais uma vez. Ainda mais com a vinda da Lei do Incentivo a Cultura aqui em Santa Isabel: O OcupARTE.
O movimento conhecido como OcupARTE apareceu em 2013, da necessidade de criar no município essa necessidade pela arte e a cultura por toda sua extensão, e até além. A primeira grande ocupação foi realizada no Grand Hotel (onde hoje em dia fica o Bar Antares na praça, e que um dia já foi um hotel de verdade), durante dez maravilhosos dias com um público de mais de 3000 pessoas. Teve a cobertura da impressa regional, por ter sido o primeiro evento organizado pela sociedade civil na cidade por meio de um Coletivo Cultural.
Em 2014 foi realizada mais uma nova ocupação, desta vez no Largo da Paramount (na Praça Major Angelo Sanches Vera), um espaço público que estava ocioso, que contou com uma programação por quinze dias maravilhosos.
É um evento que mostra que nossa cidade precisa de muito mais disso! 
Entre os criadores, colaboradores e artistas tivemos os mais variados e diversos nomes. Tais como: Yara Fernandes Arantes, Homero Vallone, Emerson Bicudo, Hermes Emerick, Rogério Saraiva, Iuri Rodrigues, Ricardo Maia, Pablo Gomes, dos estúdios de dança Bruna Brasileiro e Espaço Expressão, do estúdio de música o Instituto de Artes Wonpai Arte Centrê, além de bandas como Instinto/ Soy Tu Padre, Coletage, Skizoyds e Alambiques Blues. Espero que gostem do que estou escrevendo. 
Ano passado não houve evento... PORÉM, esse ano, talvez tenha uma grande novidade. Quem sabe não é?

#OcupARTE2013 #OcupARTE2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário