domingo, 3 de julho de 2016

As tradições de ofício que continuam na cidade

Muita gente diz que certos pontos da cidade nunca mudam. Faz sentido. Quem desce a rua da fábrica da farinha (como muitos conhecem a Rua Monte Serrate), nota isso pela casa antiga que fica do lado direito. Pertencente a José Almeida Machado antigamente, literalmente, já faz parte de nossa cidade. Aliás ainda tenho que colocar aqui um texto falando sobre reforma e restauração. Agora, não falarei só sobre construções. Mas sim de pessoas e serviços.
Sapateiro: Existiam muitos por aqui na cidade. Entre alguns lugares tínhamos na Rua C Alves entre outro lugares espalhados pela cidade. Porém, hoje em dia isso é muito raro. Não só nas grandes cidades como aqui. A prova esta no sapateiro que fica entre a Avenida República e a Rua Monte Serrate. É o serviço conhecido como Sapataria Santa Isabel.
Ele foi criado em 1979 por Sebastião Gaioso, conhecido como "Titão". Depois de certo tempo ele vendeu o empreendimento para o Jorge que se formaria em direito. Então, o ele passou seu ponto ao irmão Deon Souza em 2003. Como podemos ver, as tradições e ofícios funcionam muito bem até hoje.
O seu atual dono, possui sempre um grande cuidado e logística visto que por ano, os clientes atingem mais de 10000 clientes! É uma profissão não fácil de lidar. Tanto que muitos dos serviços são terceirizados para outras cidades: solados em Itaquera, peças em Jacuí, colagem em Itaim e costuras em Itaquá. Além de ajudar seu serviço, com isso auxilia pelo menos mais quatro famílias. Mostrando que um trabalho manual como esse supera o período de crise.
Tudo isso usando uma máquina de remendo, materiais de sapateiro e muito talento.
Alfaiate: O alfaiate Josué esta com seu serviço na cidade de Santa isabel a mais de vinte anos. O estabelecimento que leva seu nome e ofício (Josué Alfaiate) fica na Avenida República, um pouco depois da sapataria já citada. Mas nem sempre trabalhou ali. Seu começo foi como um aprendiz e depois veio a fazer um curso profissionalizante na Rua da Gávea, Vila Maria em São Paulo. Sendo natural de Guarulhos, inicialmente. Ao vir para cá, por um certo tempo, ficou acima da Padaria Central, até se mudar para sua atual localização.
Entre as funções dele estão a alfaiataria e reforma de roupas. Coisa realmente de qualidade. Possui duas pessoas que o ajudam: um que trabalha com ele e outro de modo terceirizado. Na opinião de Josué, hoje em dia não falta serviço. O que falta é mão de obra qualificada, já que é difícil encontrar pessoas competentes com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário