quarta-feira, 6 de julho de 2016

O surgimento de Santa Isabel

Preocupado com o transporte entre o Rio de Janeiro e São Paulo, devido a comercialização na época, o governo colonial começou a colocar povoações durante a rota para essas capitais. Assim, facilitaria a obtenção de mantimentos para as viagens. Aqui já vemos algumas das raízes para a nossa cidade. Podemos notar com isso a formação do Vale do Paraíba.
A região onde moramos hoje em dia, na verdade era uma fazenda pertencente a Mogi das Cruzes, chamada como Morro Grande. As pessoas que moravam ali e nas redondezas, na verdade eram descendentes dos homens que extraiam ouro em Ouro Preto e Congonhas do Campo em Minas Gerais. Com o esgotamento das minas, a região sudeste se voltava para a cultura do café. Aquela fazenda era composta por um pequeno número de índios, escravos e colonos fazendeiros, praticamente formando um povoado. Servia como um pouso de tropeiros que viajavam por Mogi, Campinas, Bragança e Sul de Minas. Assim poderiam se preparar para continuar sua jornada. Com o decorrer do tempo, a região começou a ter maior importância. Tanto por sua pecuária, quanto por sua agricultura.
Em 1812, por pedido do bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves, o povoado foi elevado a freguesia, mais precisamente em 05 de Janeiro. Seu primeiro pároco foi o padre José Veloso do Carmo. Lembrando que as igrejas eram os centros sociais do período. Já em 25 de Junho de 1812, ela passaria a ser chamada como Vila de Santa Isabel. 
Mais para frente na linha do tempo, a vila é desmembrada de Mogi das Cruzes, por ordem do governo imperial, em 1832. Só no ano seguinte(1833), é elegida a primeira câmara municipal. 
A seguir, o decreto de 10 de Julho de 1832:
"A Regência em nome do Imperador, o Sr. Dom Pedro II, há por bem sancionar que se acentue a seguinte resolução da Assembléia Geral Legislativa, tomada sobre o Conselho Geral da Província de São Paulo.
Art. 1 Ficam eretas em vilas as freguesias de Sta. Amaro, do termo desta cidade; de São João do Capivary, do de Porto Félix; de S. Bento do de Araquara, do termo da Vila da Constuição; de Sta. Isabel, do de Mogi das Cruzes; de Santo Antônio de Paranahybuna do de Jacarehy; de São Roque, do de Parnahyba; de Bananal do de Areas.
Art. 2 O presidente do Conselho lhe dará distritos, e dará todas as demais providencias para sua criação das autoridades, justiças e empregados próprios da vila.
Art. 3 Ficam revogadas "todas as disposições em contrário"."
Um detalhe que poucos sabem, mas quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, a cidade já tinha libertado seus escravos. A lei deve sua assinatura em 13 de Maio de 1888, sendo que os negros foram libertos em Fevereiro. Bacana não é?
Por força da Lei Estadual n° 135, de 30 de maio de 1893, a referida Vila foi elevada a categoria de município e foi designado sede de comarca, através de Lei n° 80, datada de 25 de Agosto de 1892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário