sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Gibiteca Mauricio de Sousa

Antes de tudo vamos elucidar alguns fatos sobre o lugar.
A casa onde fica a Gibiteca, antes era da tia do cartunista e escritor Maurício de Sousa, conhecido pelo seu trabalho com a Turma da Mônica. Também o lugar foi uma escola de inglês, entre outras coisas.
Determinada vez, Homero José Vallone, que era presidente das políticas públicas de cultura, mantinha contato com Maura. Ela é irmã do desenhista e sempre conversava sobre as questões relativas a cidade, ao pai de Maurício (Antônio Maurício de Sousa, poeta, compositor e pintor) e como seria bom a divulgação do trabalho em quadrinhos na cidade. Essas conversas, feitas pela internet, eram mostradas ao cartunista, que se interessou nisso.
Então, o ilustrador entrou em contato com a Panini (que distribui os quadrinhos da Turma da Mônica, entre outras coisas, atualmente) para um projeto: criar uma gibiteca em Santa Isabel.
A Gibiteca Mauricio de Sousa, esta localizada na: Rua Nove de Julho, nº 148. Funcionando das 8 horas da manhã, até as 17 da tarde.
Ela recebe visitas das 8:00 até as 17:00 horas, de segunda a sexta. Sua entrada é grátis e normalmente, a rotina de tempo lá dura uma hora. Podendo aumentar de acordo com o número de visitantes.
Seu projeto pedagógico envolve escolas estaduais e municipais (mas em especial, as municipais), daqui ou de outras cidades. Em especial, em 2016, duas se destacaram. A EEEFM Professor Fernando Aluísio Corrêa fez trabalho sobre quadrinhos, enquanto uma escola de São Paulo precisava de uma pesquisa relativa a um membro da Academia Brasileira de Letras. O escolhido foi Maurício de Sousa. Nesse caso foram alunos de ensino médio e fundamental I.
O percurso dentro do espaço é feito por estações:
Inicialmente, é contada a história do cartunista e criador da Turma da Mônica aos alunos. Logo após, são levados para a sala de vídeo onde assistem um desenho, que será utilizado mais tarde para outra atividade. Em seguida, ficam um tempo lendo algumas HQs (concedidas pela Panini) dos personagens de Maurício de Sousa. Depois disso, são levados ao espaço interno, uma aérea mais livre da Gibiteca. Por último, é trabalhado um projeto (quase sempre envolvendo o desenho animado antes citado) que foi elaborado por Homero.
Normalmente, esse projeto é dividido por enigmas (pequenas charadas para os mais jovens), modo lúdico (visando divertir acima de tudo) e jogos (que tem a mesma intenção dos enigmas, mas para os mais velhos).
Talvez, um dos maiores problemas ultimamente para o espaço, seja a frequência menor de pessoas por lá. É um espaço gratuito, que deve ser mais divulgado. Pois coisas desse gênero por aqui são raras. E estou fazendo minha parte falando sobre o lugar e sua importância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário