segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat e Capela de São Benedito

-Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat
Localizada no final da ladeira do Monte Serrat, construída em meados do século XIX, mais uma vez utilizando a mão de obra escrava. Assim como foi no caso da Igreja do Rosário. O material original da construção também foi taipa. Possui uma só nave, com duas torres e uma cruz central. A imagem da santa atual é uma cópia, roubada há anos, que teria vindo da França, segundo consta, pelas mãos dos devotos. Ficando no topo, ela concede uma bela vista de boa parte do Centro, além de grande parte dos bairros da cidade.
A festa de Nossa Senhora do Monte Serrat é comemorada em agosto.





-Capela de São Benedito
Assim como as igrejas do Rosário e do Monte Serrat, a capela de São Benedito foi construída por mãos de negros escravizados. Lembrando que o santo era padroeiro dos escravos.
Junto a ela foi construído monumento histórico (marco) comemorativo a libertação dos escravos, que foi construído em 19 de fevereiro de 1888. Existem relatos que a cidade já teria libertado seus escravos antes da Lei Aúrea ser assinada.
A Capela São Benedito não pertence a Cúria Metropolitana, foi construída pelas mãos escravas para abrigar a imagem do santo protetor dos escravos. Mas não se encontra fontes da data de sua construção.

Recentemente, as missas são feitas em uma outra igreja ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário