sexta-feira, 7 de julho de 2017

Matriz Nossa Senhora Aparecida: A igreja "Aparecidinha"

A história da paróquia Matriz Nossa Senhora Aparecida é relativamente recente, se comparada com a Igreja do Rosário. Mas sua importância é tão grande quando as outras da região. Sem contar que sim, ela também é matriz.
Tudo teria começado graças a doação de um terreno pela família João Antônio Mineiro e Isabel Judith de Moraes Mineiro. Ali foi construída uma capela em 12 de outubro de 1966, sob o título de Nossa Senhora Aparecida. Lembrando que o mesmo dia do mês é realmente dedicado a santa padroeira do Brasil.
No dia 12 de outubro de 1986 Dom Emílio Pignoli assinou o decreto de criação desta paróquia, nesta mesma solenidade foi nomeado o Padre Leônidas da Silva (o Pe. Leo) como primeiro pároco.
Um fator que enriqueceu ainda mais de forma cultural a nova Paróquia foi a vinda das Santas Missões Redentoristas, que aconteceram nos dias 12 e 29 de maio de 1988. Neste mesmo anos iniciaram-se as obras de um salão e da casa paroquial. A comunidade passou a usar provisoriamente este salão para as celebrações litúrgicas, pois a "capelinha" seria demolida.
No dia 06 de janeiro de 1991 foram nomeados o novo Pároco Padre Gerásimo Ciaccia e o Vigário paroquial Padre Ézio Bellini e com eles também veio o seminarista José Eduardo Ferreira, que em pouco tempo se tornaria o novo pároco, assumindo então a paróquia em 23 de janeiro de 1992. Notem como a importância do local cresceu, não somente pela mudança na estrutura física, como o o cuidado com quem assumiria. 
Em 1997, D. Paulo Mascarenhas Roxo transferiu Padre Eduardo para Mogi das Cruzes, e em seu lugar assumiu o Padre Gabriel Gonzaga Bina. Anos depois assumiria como prefeito de Santa Isabel.
No decorrer destes anos, outros sacerdotes passaram por aqui, Pe. Francisco Rodrigues, Pe. Lázaro Teodoro Mendes, Pe. José Rosarino Machado dos Santos, todos deixaram sua valiosa contribuição, todos a seu modo.
Com a necessidade de um espaço sagrado que comportasse o grande número de fiéis, o arquiteto Manoel Benedito Barbosa (conhecido como Neco), Padre Gabriel Gonzaga Bina e membros da comunidade elaboraram o projeto da construção da nova cúpula da igreja, que inicia-se em 1999. Gabriel Bina com certeza foi um dos mais importantes membros da paróquia estando 
No dia 12 de outubro de 2003, acontece a inauguração com a missa da Dedicação da Igreja e do Altar. Atualmente quem é o padre responsável pela Matriz Nossa Senhora Aparecida (mais conhecida por nós como "Aparecidinha") é o Padre Jaime Matheus.
Uma coisa que queria deixar claro: não importa se determinada igreja é matriz ou não. Como vimos aqui, a "Aparecidinha" e a "Matriz" são matrizes. O que importa é qual o significado religioso aquela instituição tem para seus fiéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário