sábado, 2 de setembro de 2017

Oficina de Teoria de Cores e Oficina Comunicação Criativa.

Várias oficinas ocorreram no Estúdio Miriam Cristina. Agora comento sobre duas de extrema qualidade: a Oficina de Teoria de Cores e Oficina Comunicação Criativa.
Na primeira, tivemos a própria dona do estúdio mostrando um modo mais direto sobre como usar essa teoria de modo mais direto. Ou seja, o que é esse uso das cores, para que serve e onde é utilizado. Uma das ideias básicas é que usarmos essa colorização se deve a existência da luz, pois sem ela não enxergaríamos nada do espectro luminoso. 
Os sistemas de cores, como circulo cromático, funcionam como um modo de organizar informações sobre a percepção de cores pela visão humana. Utilizando a famosa linha de cores primárias vermelho, azul e amarelo, também conhecidas por sua sigla em inglês, RBY (Red, Blue e Yellow). Na ideia acadêmica, as demais cores seriam obtidas através da combinação desses pigmentos. Algo que parece simples, mas que necessita de um certo cuidado para lidarmos.
Essa oficina ocorreu em 15 de julho de 2017. 
Na segunda, o palestrante foi Jack Addams (apelido de Raul Caraça), estudante de design gráfico pela UMC. Nela pudemos ver como determinados elementos visuais influenciam em determinados personagens, e até mesmo, propagandas. Isso de certa forma, casou com a Oficina de Teoria de Cores. Já que um dos primeiros momentos dessa oficina, foi exatamente o uso do círculo cromático com diversas variações, de modo que ativem positivamente a visão de um observador.
Ele também apresentou a ideia de gestalt, ou psicologia da forma. Também chamada de gestaltismo doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de “forma” ou “figura”. Parece complexo a primeira vista, mas Jack conseguiu transmitir essa ideia de forma simples e mais fácil para nós.
Ocorreu no dia 12 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário