segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Minha opinião sobre os erros na exposição de turismo

Nesse texto e imagens eu tento mostrar algumas falhas graves relacionadas a uma exposição feita pelo pessoal do turismo na segunda semana de 2017. Espero aqui mostrar algumas falhas e mais para frente que eles eliminem esse tipo de falha.
Naquela parte que vemos na imagem falando "Espaço destinado a manter via prática da leitura e da cultura das histórias em quadrinhos", já temos nosso primeiro erro. A Gibiteca foi criada para homenagear Maurício de Sousa, que para mim não serviu de nada para essa cidade, mas essa é minha opinião... O problema esta no seguinte: aquele espaço não é destinado a leitura de histórias em quadrinhos! Ela é voltada só para a leitura de HQs do Maurício de Sousa e não é essa a minha intenção quando penso em uma gibiteca! Eu quero ler mais que o Pai da Mônica. Quero ler Calvin e Haroldo, Mafalda, Bone, nem precisa ser obras da DC ou da Marvel mas eu quero LER ALGO QUE NÃO SEJA DE UM SÓ AUTOR. Você vai na biblioteca ou em uma livraria, você vai ver só obras do Machado de Assis? Não! Tem Tolkien, Chico Buarque, Neil Gaiman, Eça de Queiroz... Porra! Tem até biografia do Dave Ghroul as vezes!
Sobre o casarão dos 13 esta escrito "Grupo Escolar". Uma pessoa comum de Santa Isabel que ver essa foto vai falar que aquele é o Casarão dos 13 de Maio. E vai procurar o tal Grupo Escolar. Seria muito simples procurar um modo mais correto de identificar aonde era esse lugar citado no texto. Quem sabe se marcassem ali com uma seta. Afinal, quase ninguém sabe aquele lugar servia para outra coisa além de ser um restaurante e pizzaria. 
Sem contar o "Construída no inicio do século XX". Por qual motivo só aquela letra na palavra esta marcada em Negrito e Sublinhado? Mas isso eu vou entrar em questão depois.
Falando agora da Igreja Nossa Senhora do Rosário, eles falam que ela "Possui uma divisão da nave principal(...)". O que seria uma nave meus queridos amigos? Acho que poucos sabem, mas o termo arquitetônico nave é originário do grego naos, referente ao espaço fechado de um templo, e do latim medieval navis. A nave é o termo referente à ala central de uma igreja ou catedral onde se reúnem os fiéis de modo a assistirem ao serviço religioso. Esta bem, estou pedindo que o pessoal do turismo coloque o que significa uma nave para as pessoas de Santa Isabel saberem o que é... Devo estar cobrando demais...
Mas vamos para a parte mais abaixo nessa foto então.
"(...)é a foz do riacho dos machados." Ache o erro aqui? Não sabe? Ahhhh... Muito simples. Se esta dando nome próprio, mesmo que seja apelido, você usa letras maiúsculas. Por favor, aqui já vimos que eles mataram a cultura, a história e o português!
No texto, nós vemos que fala do Ranário e do Recanto Apoena... Ok. E daí? Qual a importância financeira esse lugar tem para nós? Eu acredito que a exposição foi feita para atrair o turismo, ou seja empreendedores. Então... Me mostre onde posso investir a grana de um empresário! É tão difícil isso? Mostre números relativos aos lucros. E se a carne de rã vendida, por exemplo, rendeu empregos para a cidade de Santa Isabel. Assim saberemos que o Turismo em Santa Isabel esta MESMO pensando em Santa Isabel. 
E para finalizar essa parte das imagens esta escrito "Praça Poeta Antônio Maurício de Sousa". Mas o texto não fala em nenhum momento o que ele fez relacionado a poesia. Ali esta escrito sim, que ele seria "avô da Mônica" (obviamente das histórias da Turma da Mônica), que ele era barbeiro e que se mudou para Mogi das Cruzes. Nada além disso! Nem tiveram a ideia brilhante te notar que na estátua tem uma poesia dele. Já pensaram, se por um acaso, escrevessem esse texto na exposição. Que bonito seria? Mas nãoooooooooooo, o pessoal tem uma preguiça fenomenal...
Mas vamos falar de uma outra coisa. Esta vendo esse papel? Que foi fixado na parede três vezes... TRÊS! X! O mesmo papel três vezes. Não era mais fácil pegar e cada uma dessas informações e colocar só DUAS em cada papel? Ahhhh... Mas eu não comentei que esse papel foi feito um "CTRL+C, CTRL+V" de outro que foi entregue na semana da Consciência Negra! Eu tenho o papel comigo! Posso provar!
Agora, vamos a outro problema. Recentemente, nós da cultura perdemos um nome importante para a cidade, para a história e para as artes de Santa Isabel: o senhor Mauro Morini. O pessoal colocou fotos dele na exposição. Muito justo, visto que ele sempre contribuiu ao turismo. Agora, por que não escreveram sobre aquele homem tão doce? Simples! Preguiça! Pura e simples!
Turismo, consulte sua própria consciência: vocês querem MESMO fazer exposições, ou só usar o prédio por pura frescura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário