terça-feira, 6 de março de 2018

O legado de Francisco Sanches Batista, o "Chico Fotógrafo"

Muitas pessoas que fizeram parte da cidade nem sempre são valorizados do modo como deveriam. Uma prova esta no trabalho do Chico Fotógrafo.
Esse talentoso homem viveu mais de cinquenta anos em Santa Isabel, nos meados dos anos 60. Além daqui, trabalhou em Santa Branca e Jacareí, onde morreu em 2006. Por enfisema pulmonar.
Entre os tipos de fotos que fazia estavam as artísticas, fotos profissionais, 3X4 e casamentos. Mas sua especialidade eram as artísticas, em preto e branco. Graças ao seu trabalho, podemos ver a gradativa mudança de Santa Isabel. Tanto em suas paisagens quanto em seus costumes com o tempo. 
Alguns dos lugares em que esteve trabalhando com fotos em Santa Isabel foram estavam em lugares do Centro. Sem contar que já foi dono do Bar do Ceará, de frente a Praça da Bandeira. Adorava pescar. Ele nasceu em 06 de abril de 1940.
Já ganhou vários prêmios, inclusive com fotos daqui. Porém, nunca foi valorizado de forma correta pela cidade. Sendo que em boa parte de sua vida trabalhou como fotógrafo. Mas começou como metalúrgico.
Seus negativos estão em acervos como o de Yara e em posse de seus sete filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário